Novidades da NR17

Bom dia, boa tarde, boa noite!!!


Apesar de haver ainda alguns impasses, já existem pontos concretos em relação ao texto que entrará em vigor no segundo semestre de 2021.


Em linhas gerais, a nova NR 17 mantém os mesmos cinco temas de condições de trabalho já tratados anteriormente: organização do trabalho; movimentação manual de cargas; mobiliário dos postos de trabalho; máquinas, equipamentos e ferramentas manuais; e conforto no ambiente de trabalho.


Entretanto, há uma grande novidade: um capítulo dedicado à sistemática de avaliação dos fatores de riscos ergonômicos, que passa a ter duas etapas: a Avaliação Ergonômica Preliminar e a Análise Ergonômica do Trabalho. E é exatamente nesse ponto que há significativa mudança na forma de atuação dos profissionais de ergonomia.


A Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP), que será obrigatória para todas as empresas, é a etapa de identificação dos pontos críticos que devem ser trabalhados com urgência e que caracterizam má condição de ergonomia. Nessa etapa a empresa terá liberdade para selecionar a ferramenta de sua preferência para fazer o levantamento, com o objetivo de identificar todos os fatores de risco previstos no texto da NR17.


A segunda etapa, que é a realização da AET (Análise Ergonômica do Trabalho), será desencadeada quando for detectada alguma das situações abaixo na AEP:


. Quando for observada a necessidade de uma avaliação mais aprofundada da situação;

. Quando forem identificadas inadequações ou insuficiência das ações adotadas;

. Quando for sugerida pelo acompanhamento de saúde do trabalhador;

. Quando, na investigação de acidentes e doenças, for indicada causa relacionada às condições de trabalho.


A AET pode ainda ser demandada quando houver situações complexas, especialmente quando se evidencia não existir uma solução clara, e nas situações de organização do trabalho onde alguns desajustes no processo produtivo podem ocasionar sobrecarga para os trabalhadores.


Em breve farei uma sequencia de vídeos para esclarecer melhor essas novidades.







Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2020 por Ergotríade Gestão de Ergonomia 

UA-174000351-1

  • Facebook App Icon
  • YouTube Social  Icon