Análise Ergonômica do Trabalho

MUITO MAIS DO QUE SÓ ATENDER A LEGISLAÇÃO 

100% alinhada com a NR-17

A Análise Ergonômica do Trabalho - AET, conhecida normalmente como “Laudo Ergonômico” é um documento elaborado a partir do estudo dos processos industriais,dos ambientes de trabalhodo, do envolvimento das pessoas,onde um dos destaques é a observação quanto ao atendimento das determinações da Norma Regulamentadora NR 17-Ergonomia, com relação a organização do trabalho.

Veja mais

Além da Análise do Arranjo Físico dos Postos de Trabalho, da População Trabalhadora, do Ambiente Físico e dos Riscos Ergonômicos. Essa análise é feita utilizando os conceitos das escolas européia e americana da ergonomia e dos nossos conhecimentos em engenharia de processos.
 

Abaixo você conhece um pouco mais sobre os principais aspectos analisados na AET 

Normas de

Produção

Referem-se a todas as normas, escritas ou não, explicitas ou não, que o trabalhador deve seguir para realizar a tarefa.

Modo Operatório

Refere-se as atividades e operações que devem ser executadas para se atingir o resultado final, o objetivo da tarefa.

Exigência de Tempo

É analisada a consideração ou não quanto à questão de variabilidade, de incidentes e de atrasos inevitáveis e também a margem de liberdade do trabalhador.

Conteúdo de Tempo

Verificação de tempos produtivos versus improdutivos e a existência ou não de tempo de recuperação de fadiga.

Ritmo de Trabalho

Um ritmo de trabalho acelerado dispensa explicações. Atenção especial é dada à possibilidade de auto-gerenciamento como mecanismo de regulação.

Veja quem se beneficia de uma AET 

A principal demanda que uma AET deve cumprir é melhorar o AMBIENTE e as CONDIÇÕES DE TRABALHO para atender as características individuais das PESSOAS. Essa por si só deveria ser uma justificativa para investir em ergonomia. 

AS PESSOAS

O SESMT

Uma AET quando bem feita, gera informações como: descrição dos processos, análise entre TAREFA e ATIVIDADE, classificação do risco ergonômico o que ajuda o departamento jurídico em aspectos como: caracterização quanto ao desvio ou o acúmulo de função, eSocial, Nexo Técnico, Gestão do FAP/SAT, abertura de CAT, processos trabalhistas.  

O JURÍDICO

A AET junto com o PPRA/LTCAT e o PCMSO é a base mais importante a qual um profissional de SSO deveria focar suas ações. É a partir desses programas que um PLANO DE GESTÃO deveria ser elaborado. E desses três a AET é sem dúvidas a que mais impacta nos resultados da GESTÃO DE SSO.

O RH

Os princípios de uma PRODUÇÃO ENXUTA que reduz os aspectos que não agregam valor ao produto tem total relação com a AET, quando a metodologia aplicada integra os dois conceitos: ERGONOMIA + MELHORIA DE PROCESSOS. Essa é a melhor forma de balancear produtividade com saúde e segurança. 

A PRODUÇÃO

A base para montar uma MATRIZ DE CAPACITAÇÃO, estruturar um PLANO DE CARREIRA, criar procedimentos de INCLUSÃO SOCIAL é facilitada quando a área de Recursos Humanos consegue visualizar a lacuna que existe entre o trabalho prescrito e o trabalho real.

A AET é o melhor meio para isso.

A QUALIDADE

As melhorias de conforto e adequação de iluminância encontradas em uma AET é só a ponta do ICEBERG, quando falamos nos benefícios trazidos para a área da Qualidade. Outros aspectos como: ergonomia cognitiva, EFICIÊNCIA na prevenção de fadiga em trabalhos de precisão, são GANHOS MAIS PROFUNDOS. 

O custo quando se tem que adequar um projeto depois de pronto chega a ser 9 vezes maior do que quando se prevê ainda na fase de desenvolvimento. Uma AET pode e deve ser trabalhada na etapa de desenvolvimento:   ErgoDesign. É nessa fase que uma equipe multi e interdisciplinar consegue prever todos os pontos necessários para que tudo dê CERTO DA PRIMEIRA VEZ.

OS PROJETOS

A DIREÇÃO

O maior investimento que uma empresa pode fazer para os seus funcionários é dar condições de trabalho e garantir os recursos necessários para o desempenho do trabalho. Uma AET que tenha um plano de ação customizado, garante com que esses pontos sejam atendidos. Além desses ganhos, a IMAGEM DA EMPRESA JUNTO A SOCIEDADE se destaca.

Além dessas importantes informações que ajudam diferentes gestores na tomada de decisões, a análise é feita por atividade e de forma a atender as demandas do e-Social

Sequência de AÇÕES de como NÓS fazemos a AET

Levantamento prévio das atividades que serão analisadas, identificação e reformulação da demanda. 

Kick-off com os gestores, antes de iniciar os trabalhos.

Descrição dos processos produtivos utilizando técnicas de Engenharia de Produção.

Entrevista semi estruturada com trabalhadores, supervisores e gerentes.

Levantamento de informações com filmagens e medições (dinamometria, iluminação etc).

Sistema de Qualidade que garante que 100% do trabalho seja revisado.

Validação do plano de ação com os gestores envolvidos antes da entrega final.

Trabalho entregue individualmente - por atividade - com identificação que permite a rastreabilidade do documento, impresso em papel fotográfico e disponível em meio digitalizado (Clouding Computing).

Estamos aqui para atendê-lo! 

(11) 2816-4028

(11) 94783-3030

(11) 99520-8445

  • White Facebook Icon

Siga-nos no Facebook

Av. Luiz José Sereno, 1051 - Sala 3

Eloy Chaves - Jundiaí - SP

Contate-nos
 

© 2020 por Ergotríade Gestão de Ergonomia 

UA-174000351-1

  • Facebook App Icon
  • YouTube Social  Icon