top of page

Como a tecnologia pode melhorar a ergonomia nos hospitais

Como a tecnologia pode melhorar a ergonomia facilitando o trabalho dos profissionais de saúde e dando mais conforto e segurança aos pacientes

“Ergonomia no Hospital”.

Ao ler isso, você provavelmente pensou na escadinha de acesso à maca, não foi? Pois é, ela realmente é muito útil, um instrumento simples e de grande valia para a ergonomia. Imagina ter que subir numa maca de 1 metro de altura, estando doente e sem o auxílio da escadinha.

Mas, a coisa fica mais interessante quando a alta tecnologia entra em cena para melhorar a atividade cotidiana, o dia-a-dia de profissionais e pacientes. Um bom exemplo é este equipamento que emite uma luz infravermelha diretamente sobre a pele do paciente mostrando em destaque os vasos sanguíneos. Uma solução incrível que facilita demais a vida dos profissionais e confere maior conforto aos pacientes, sobretudo na ala pediátrica. Um hospital brasileiro que já utiliza essa técnica desde 2010 é o Albert Einstein, em São Paulo.

Como a tecnologia pode facilitar o trabalho dos profissionais de saúde e dar mais conforto e segurança aos pacientes:

Quem já trabalhou na área de saúde sabe o quanto pode ser desconfortável ter que realizar procedimentos em pacientes com restrições de movimentos sobre uma maca sem regulagens ou com regulagens mecânicas. Sim, pois as vezes, dependendo do que será feito, o esforço para girar as manivelas e promover o ajuste de inclinação ou altura acaba não compensando.

Mas dá uma olha nessa maca com regulagens eletrônicas já em uso em vários hospitais, ela facilita demais as coisas, veja só:

O painel de controle é digital e intuitivo. Ícones simples deixam clara a função de cada botão: inclinação da cabeceira, dos pés, de altura, entre outras. Existe também a função de travamento que impede que o paciente possa alterar a posição em casos de restrições.

Isso porque os gradis de proteção possuem controles tanto na parte de dentro quanto de fora, justamente para que o paciente possa regular a inclinação com um simples botão, sem precisar solicitar isso à equipe de enfermagem: mais conforto para o paciente e menor ocupação da equipe de trabalho.

Os quatro gradis de proteção são facilmente baixados para facilitar o acesso: Basta puxar a alavanca e a grade desce suavemente.

Dá uma olhada na amplitude de regulagem de altura da maca. Ela vai de 0,50m a 1,10m de altura em menos de 15 segundos com um simples toque no botão. Facilidade para enfermeiros e médicos trabalharem com mais ergonomia e mais conforto e liberdade aos pacientes.

A maca ainda conta com rodas horizontais nos quatro cantos, que servem para guiar manobras e evitar danos às paredes.

E você, conhece outros bons exemplos de ergonomia aplicada à área de saúde?

Manda pra gente, teremos prazem em divulgar!!!

É isso ai, um ótimo feriadão a todos e vamos pra cima!!!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page