top of page

Ergonomia em casa, no trabalho e na vida: Os bons hábitos!


Quem trabalha em uma empresa tem o suporte de uma equipe multi e interdisciplinar para cuidar da sua saúde: Técnicos e Engenheiros de Segurança do Trabalho, Médicos do Trabalho, Nutricionista, Enfermeiros e Fisioterapeuta do Trabalho além de Educadores Físicos.

Mas, não adianta participar dos programas que a empresa oferece se você não fizer a sua parte fora da empresa, em casa, nas horas vagas, no lazer.

O artigo de hoje traz 7 dicas para colocar em prática ainda hoje e tornar sua vida mais saudável. Não são receitas milagrosas, mas dicas simples e práticas que irão mudar sua rotina diária e semanal para a melhor.

A Pirâmide da Atividade Física que ilustra esse post originalmente foi proposta pelo Departamento de Saúde Americano (US Department of Health and Human Services).

Em nossa palestra: “Ergonomia no trabalho em casa e na vida”, além de falarmos sobre os conceitos, definições e dicas práticas de ergonomia para adotar no trabalho em casa e no dia a dia, encerramos falando sobre esta incrível pirâmide.

Leia a matéria, imprima a pirâmide e cole-a no teto do seu quarto, na porta do seu guarda roupa e comece a praticar, senão todas as dicas, pelo menos aquelas que forem possíveis.

As 7 regras:

7 dias por semana: ou seja, todos os dias. Fazer alongamentos. Seja antes de iniciarmos uma atividade física, no trabalho ou mesmo após levantarmos, essa prática é fundamental.

6 dias por semana: Cuide da alimentação. Siga regras básicas da boa alimentação, como o consumo de verduras, legumes, frutas; equilibrar carboidratos com proteínas e fibras. Como regra geral faça um prato colorido e consuma bastante líquido.

5 dias por semana: Ter uma boa noite de sono. É durante o sono que recuperamos nosso corpo, as células são renovadas, o metabolismo é alterado. Uma boa noite de sono é fundamental para um dia produtivo.

4 dias por semana: Seja ativo ao máximo. É comum ir ao shopping e ver aquela multidão esperando para pegar a escada rolante enquanto a escada comum, ao lado, está vazia. Subir pelo elevador para ir ao 1º andar. Tirar o carro da garagem para ir até à padaria na esquina de casa… Essas são ótimas oportunidades para sermos mais ativos, é só querer.

3 dias por semana: Pratique atividades aeróbicas. Nadar, pedalar, correr, são atividades físicas aeróbicas que trabalham nosso sistema cardiopulmonar / cardiorespiratório (coração e pulmão). Se você caminhar 3 vezes por semana, durante 30 minutos já não irá mais fazer parte do grupo de pessoas consideradas sedentárias. Faça uma avaliação médica, compre um bom tênis (Eu recomendo Mizuno ou Asics) e comece a praticar.

2 dias por semana: Faça força. Após os 25 – 30 anos, nosso metabolismo não é mais o mesmo, a conta passa a ficar mais injusta. É fundamental exercícios que fortaleçam e mantenham a massa muscular. Musculação, exercícios onde você utiliza o peso do próprio corpo, pilates. Sem falar da colaboração que a descarga de peso tem na fixação do cálcio nos ossos, prevenindo a osteoporose.

1 dia por semana: Você S/A. Cumprimos com vários papéis em nossa vida. Papel de filho, pai, mãe, empregado, chefe, aluno, professor, empreendedor e em todos eles somos cobrados para darmos nosso melhor, os 100%… Mas, e para nós, o que fazemos? Se você não estiver bem com você mesmo, não estará bem com aqueles que lhe cercam. Tire um dia pra você. Se for muito, tire uma hora, mas esse momento tem que ser seu, só seu. Faça aquilo que lhe dá prazer. Às vezes não fazer nada pode ser super prazeroso além de contribuir para o ócio produtivo.

Importante: Procure sempre o auxílio de um profissional da área da saúde para lhe orientar.

Se você curtiu essa matéria, deixe seus comentários na nossa página. Se não gostou critique, deixe seu feedback, mete o pau!

Participe, se engaje, passe para frente, compartilhe, é para pessoas como você que mantemos esse hábito de escrever.

Nós estamos nos ombros dos Gigantes, e você?

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page