top of page

7 curiosidades da ergonomia que você não acha nos livros

A Ergonomia definida por muitas literaturas como sendo uma ciência e por outras como sendo não só uma ciência, mas um conjunto de ciências: humanas, biomédicas, exatas; pode ser considerada tão antiga quanto a própria história da humanidade.

Os relatos vão da era paleolítica (idade da pedra), passando pela era do metal, chegando à revolução industrial e ganhando status de ciência no pós-guerra, nas décadas de 1960/70.

Mas o artigo de hoje não traz um assunto técnico para este tema. Hoje vamos aproveitar a sexta-feira, o dia do casual day, onde a maioria já está no clima do feriado de 7 de setembro, e escrever sobre as curiosidades envolvendo a Ergonomia.

Confira abaixo, as 7 curiosidades sobre Ergonomia que você não vai encontrar nos livros:

1) Ergonomia na Bíblia. O primeiro relato literário que traz um caso de sucesso envolvendo a Ergonomia está na Bíblia. É a passagem de Moiséis que graças a uma intervenção de Arão e Hur vence os Amalequitas. Se você não leu, confere o link do artigo que escrevemos sobre essa passagem: http://ergotriade.com.br/licoes-de-ergonomia-na-biblia/

2) Maslow e os astronautas. O primeiro homem a pisar na lua, percorreu toda a viagem espacial urinado. Sim! E isso porque os engenheiros da época não levaram em consideração as necessidades fisiológicas básicas do ser humano, e o traje não previa tal situação.

3) Sacas de café. O limite de peso previsto na Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT; estabelece 60 kg como sendo o limite de carga que um homem pode elevar. O que pouca gente sabe é que esse limite foi baseado no peso das sacas de café da época. Se você quiser ler mais sobre limite de peso recomendado, acesse nosso artigo: http://ergotriade.com.br/limite-de-peso-recomendado-saiba-qual-o-peso-que-uma-pessoa-pode-levantar-seja-homem-ou-mulher-alto-ou-baixo-forte-ou-franzino/

4) Antes da L.E.R. Na década de 70, na Austrália, surgiram os primeiros relatos de L.E.R – Lesão por Esforços Repetitivos; agora conhecida como L.E.R / D.O.R.T. Porém, nessa época o nome dado aos acometimentos originados dos esforços repetitivos era Cãibra do Escrivão. Há aproximadamente 10 anos, se cogitou adotar a nomeclatura: A.M.E.R.T – Acometimentos, Musculoesqueléticos Relacionados ao Trabalho, mas esse palavrão não vingou.

5) A ergonomia como profissão. No Brasil a ergonomia não é regulamentada como profissão. O profissional que pretende trabalhar com Ergonomia tem a opção de graduar-se em Engenharia, Medicina, Fisioterapia, Educação Física e então buscar uma especialização. Mas, a legislação brasileira não exige esse processo. Já no exterior, a Ergonomia que é conhecida como Fatores Humanos é reconhecida como uma profissão.

6) Popularidade. Apesar de muita gente nunca ter ouvido falar sobre Ergonomia; de alguns profissionais da área, acreditem, trocarem o nome por ergometria ou ergonometria; dos cursos de graduação, como a engenharia, terem incorporado em sua grade curricular como disciplina obrigatória há menos de 10 anos; das empresas deixarem para terceiro plano o cumprimento da NR-17; a palavra Ergonomia é mais popular que Segurança do Trabalho, por exemplo, aparecendo 3.920.000 vezes na busca do Google, contra 3.890.000 da Segurança do Trabalho.

7) Contribuição. Vamos deixar essa sétima curiosidade para nossos leitores. Sim, você mesmo. Se você tem alguma curiosidade sobre Ergonomia que não foi falada aqui, escreva nos comentários do blog ou na página do facebook, que a nossa equipe irá escolher a melhor pérola. A melhor vai ganhar um Web Seminário sobre Ergonomia que vamos realizar nos próximos dias. Coloca a cachola para funcionar, use a criatividade, quem sabe o seu comentário não é escolhido.

Se você gostou dessa matéria, deixe seu comentário, mande um e-mail, curta o post no face, se não gostou fala pra gente.

Nós continuamos nas costas dos gigantes! E você?

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page