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Como se comunicar de maneira matadora em 3 passos

O maior problema das empresas é o ruído na comunicação. As pessoas se comunicam cada vez menos, não dão feedback, e quando dão, não fazem do jeito certo.

Os e-mails são confusos e as reuniões improdutivas com um monte de blá blá blá sem sentido. Isso está muito relacionado à forma como nos comunicamos. Mensagens SMS, facebook, os 140 caracteres do twitter… Tudo isso está tornando as pessoas preguiçosas, poucos leem, ninguém mais escreve.

Você já teve que discursar na abertura de um evento; ou deixar uma mensagem simples na caixa postal; mandar um e-mail para o diretor da matriz e nessa hora não soube direito por onde começar?

No livro, The Simplicity Survival Handbook, o autor Bill Jensen defende que as coisas devem ser simples, menos é mais, e uma das dicas é sobre o “saber, sentir e fazer”.

Saber, Sentir, Fazer é uma técnica simples, fácil de lembrar, fácil de completar, mesmo sob pressão. E o mais importante é que organiza suas ideias de acordo não só com o que você quer que as pessoas saibam, mas o que espera que elas sintam e façam a partir da sua mensagem.

A única exigência para colocar essa técnica em prática é a disciplina e o treino, se você praticar o saber, sentir e fazer no seu dia a dia, terá cada vez mais prática e quando perceber, estará se comunicando de maneira natural, clara, objetiva e com resultados.

Vamos ver um exemplo disso:

Suponha que você tenha que escrever um e-mail a respeito de um relatório que você fez. Esse relatório é muito importante, pois determina a tomada de decisões para um melhor desempenho da sua área e se você vai ou não ser aprovado na auditoria.

Lembre-se! Não precisaria ser um e-mail poderia ser pessoalmente ou por telefone. Pegue um papel e escreva as palavras: Saber, Sentir, Fazer. Embaixo de cada uma dessa palavras escreva uma frase referente a:

Saber: O que quero que a pessoa saiba, entenda, aprenda ou questione?

Sentir: Como quero que a pessoa se sinta quando terminar?

Fazer: O que quero que a pessoa faça em consequência direta de minha comunicação?

Veja como fica:

Você viu? Em três parágrafos simples, o e-mail segue as regras do Saber, Sentir, Fazer. É claro, rápido e eficiente, pois deixa bem definido qual a mensagem que precisa ser compreendida.

Quando for organizar suas ideias, lembre-se:

Sua resposta para Saber, Sentir, Fazer, não deve ter mais que uma frase.

O tempo para passar por estes três pontos no começo: entre 1 e 10 minutos, com a prática: 45 segundos ou menos.

Use e abuse do Saber, Sentir, Fazer, veja os resultados depois deixe uma mensagem se isso funcionou para você!

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