top of page

Leve a ergonomia para cama: 5 dicas para dormir bem

Pare de contar carneirinhos…

É comum acordarmos com um leve desconforto na região do pescoço ou nas costas, depois de uma noite mal dormida.

Ao longo do dia esse desconforto vai evoluindo para uma sensação de dor e por fim após alguns dias sem saber ao certo o porquê estamos “travados”.

Seja no ambulatório da empresa ou na sala de um médico as queixas são diversas, assim como as hipóteses daquele torcicolo ou aquela lombalgia ficar sem uma etiologia certa.

Pois saibam que o grande vilão pode estar muito mais perto do que você imagina, aliás, o inimigo pode morar ao lado, ou embaixo para ser mais preciso. Sim, o colchão ou a forma como dormimos pode trazer transtornos e incomodar nossas atividades de vida diária seja no lazer ou no trabalho…

Se pararmos para pensar que de 6 a 8 horas do nosso dia, passamos dormindo, dessa forma deveríamos dar mais atenção a forma como nos comportamos nesse período.

A biomecânica da coluna vertebral é constituída por 33 ossos (podemos encontrar divergência nesse número na literatura se considerarmos o osso sacro e o cóccix como um osso fundido), entre esses ossos sobrepostos temos discos vertebrais, com formato helicoidal (em forma de 8) tendo o núcleo pulposo como uma espécie de gelatina e um anel cartilaginoso com várias camadas como se fosse uma cebola.

Na vista frontal vemos uma reta, mas se observarmos a vista lateral a coluna apresenta curvaturas. Na Região do pescoço para dentro, na região do tórax para fora e mais embaixo na lombar para dentro novamente, veja a imagem abaixo.

Essas curvaturas funcionam como um sistema de “molas”, permitindo duas características incríveis a essa estrutura, ser rígida e flexível ao mesmo tempo.

Se não respeitamos essas características os resultados podem ser desde um desequilíbrio muscular, até uma evolução para desvios posturais mais importantes, o que pode levar a dor ou até problemas mais graves como hiperlordose, hipercifose, lombalgias etc.

Abaixo dicas para você ter uma noite agradável e tranqüila:

1. Procure dormir de lado ou de barriga para cima, dessa forma você respeita as curvaturas da sua coluna. A pior posição é a de barriga para baixo;

2. Se dormir de lado utilize um travesseiro mais alto se for de barriga para cima um travesseiro mais baixo;

3. Coloque um travesseiro ou almofada entre as pernas isso ajuda a manter o alinhamento da coluna;

4. Escolha um colchão conforme seu peso, veja a matriz que mostra a densidade ideal. Ex.: eu tenho 2m e 130kg a densidade do meu colchão é de D40 uma pessoa com 1,60 e 50 kg seria D23. A regra com casais é respeitar o mais pesado. Apesar de hoje em dia termos colchões com tecnologia de molas ensacadas e tudo mais;

5. Prefira colchões com espuma semi rígida ao invés dos extremos, ortopédico ou muito mole.

E na hora de levantar, não dê trancos na sua coluna, aponte o ombro para o lado oposto enquanto você senta na cama.

Seguindo essas regras básicas e simples tenho certeza que você terá ótimas noites de sono.

É isso ai pessoal, abraço e ótima semana.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page