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5 lições da Apple que irão lhe ajudar na hora de contratar uma consultoria

July 29, 2016

5 lições matadoras da Apple que irão lhe ajudar a decidir melhor na hora de contratar uma consultoria

 

 

 

 

 

Há duas semanas eu tive a oportunidade de conhecer a principal e mais incrível loja da Apple no mundo, a loja de Nova Iorque, na 5ª avenida.
 
Eu fiquei absolutamente encantado com tudo e como não poderia deixar de ser tirei muitas fotos e resolvi compilar todas as minhas impressões nesse post.
 
Existe um ditado a respeito das consultorias que diz que o consultor é o cara que pega o seu relógio para lhe dizer que horas são. Pois bem, infelizmente o que vemos é isso mesmo. Muitas consultorias deixam a desejar, ou porque os caras que estão na linha de frente são pangarés ou porque o foco do negócio é só a grana mesmo.
 
Enfim, nesse post eu vou colocar a minha impressão sobre as lições que a Apple nos dá e a relação que nós da Ergotríade vemos com relação a como deve ser uma prestação de serviços na área de consultoria. Espero que você aproveite a leitura. Enjoy it!
 
1. Conhecer o cliente
 
 

 
Essa foto mostra como estava lotada a loja no dia em que eu estive lá. Muita gente, de todos os países, de todos os cantos do mundo.
 
Ao entrar, a primeira ideia que me veio à cabeça era que eu levaria no mínimo uma hora para ser atendido e umas duas para sair da loja com o meu iPhone. Pois essa foi a primeira paulada que eu levei, imediatamente fui atendido e direcionado para um vendedor que estava atendendo uns 10 caras ao mesmo tempo, mas ao contrário do que você possa imaginar, o atendimento não foi ruim, aliás, foi o melhor atendimento da minha vida.
 
Com uma semana nos Estados Unidos, com um inglês destreinado, eu consegui entender muito bem as explicações do vendedor, e ele fez o possível para facilitar a comunicação. A lição que eu tiro desse episódio, é que um vendedor/consultor precisa conhecer tudo sobre o produto que está apresentando, eu disse tudo! Mas, ao mesmo tempo, ele precisa ter empatia para entender o que o cliente quer e se esforçar ao máximo para atende-lo da melhor forma, mesmo que haja limitações básicas, como não falar a mesma língua. Algo bem comum em nosso negócio, já que a Ergonomia é recheada de jargões técnicos que normalmente o cliente, que não é especialista nisso, tem dificuldade para traduzir.
 
Perguntas que você deve fazer, envolvendo conhecimento sobre o cliente, na hora de contratar uma empresa de consultoria:
 
– O que você sabe sobre a minha empresa?
– O que você fez que deu certo em empresas parecidas ou iguais a minha?
– O que você fez que não deu certo em empresas parecidas ou iguais a minha?
 
 
2. Educar o cliente
 
 

 

É obrigação de quem vende um produto ou presta um serviço, educar o cliente a respeito das características daquilo que o cara está comprando e existem muitas maneiras de se fazer isso: blogs, podcasts, informativos, o uso de tecnologia, e-books etc.
 
A Apple disponibiliza diversos canais para educar seus clientes. Desde os baixinhos, até uma área exclusiva de Workshop / Oficinas, onde participam pessoas de todas as idades. Basta você entrar no site dos caras e agendar um horário para participar dos inúmeros cursos sobre todos os softwares ou hardwares da empresa.
 
Perguntas que você deve fazer, envolvendo treinamento, na hora de contratar uma empresa de consultoria:
 
– Como vocês podem me ajudar a “vender” a ideia desse projeto para o meu chefe?
– O que vocês tem para oferecer para que eu aprenda TUDO sobre esse serviço ou produto?
– Quais são os meios de comunicação disponíveis para que juntos, eduquemos a galera envolvida?

 

3. Tecnologia
 

 

 


 
Um dos motivos que fizeram com que a minha compra durasse exatos 20 minutos, foi o uso da tecnologia. O arranjo físico da loja permite que você tenha acesso rápido aos produtos. Qualquer pessoa pode utilizar o wi-fi da loja, que é gratuito e não demanda senha. E na hora de pagar nada de filas, o vendedor saca uma espécie de iPhone e você digita seu e-mail para receber a NF (que chegou após 10 minutos) e efetua o pagamento direto no bicho. Simplesmente Animal!
 
 
Perguntas que você deve fazer, envolvendo tecnologia, na hora de contratar uma empresa de consultoria:
 
– Como vocês fazem o backup das informações coletadas na empresa (fotos, vídeos, documentos)?
– Como eu posso acessar as informações depois que o trabalho estiver pronto?
– Quais são os recursos tecnológicos que ajudam no engajamento das pessoas, uma vez que muitos gerentes, diretores e gestores em geral vivem conectados.
 
Você também pode avaliar o site dos caras. É um site simples, de fácil navegação? Tem geração de conteúdo? Ajuda na tomada de decisões?
 
 
4. Pós Venda

 

 


 

Se você adquire um produto da Apple, os caras oferecem um serviço de pós venda show de bola! Com o Genius você tira todas as suas dúvidas, recebe instruções de uso, assistência personalizada. E nada de telemarketing, é tudo presencial, como podemos ver na foto acima.
 
 
Perguntas que você deve fazer, envolvendo pós venda, na hora de contratar uma consultoria:
 
– Como o trabalho será entregue?
– Existe algum treinamento para os gestores que irão receber o material?
– O que eu preciso saber para que o serviço contratado vá para frente e não morra na gaveta?
– Quando surgirem dúvidas, eu posso ligar para vocês? Vocês vão me ajudar?
 
 
5. Reputação
 
 

 

Eu sou fã da Apple. Não porque é cool ou por exibicionismo, mas porque os caras conseguiram fazer a coisa mais difícil em vendas, conciliar volume com qualidade.
 
Todos os anos a Apple vende milhões de produtos mesmo antes do seu lançamento, e não é por isso que os caras deixam a peteca cair. Os produtos da Apple são incríveis desde a embalagem. Tudo é para que você tenha uma experiência única ao usar seja o que for. Eu li a biografia do Steve Jobs e tudo isso fica evidente. Nós aprendemos muito com a Apple sobre como ser uma empresa diferenciada, e a nossa busca constante é para nos aproximarmos cada vez mais desse padrão de excelência.
 
 
Perguntas que você deve fazer, envolvendo reputação, na hora de contratar uma consultoria:
 
– Quantos fãs vocês tem? (isso mesmo, uma empresa que se preze tem que ter pelo menos um fã declarado. E não vale a mãe ou o pai).
– Algum de seus clientes daria um depoimento espontâneo sobre um serviço que recebeu de vocês?
– O que vocês tem a me oferecer além do serviço que está tentando vender que me faria fechar negócio com vocês?
 
Esperamos que vocês tenham curtido mais esse post. A ideia aqui é compartilhar essa experiência que para muitos pode não ser lá essas coisas, mas que para mim foi um lição de como deve ser a relação entre quem quer vender e quem precisa comprar. A coisa é muito mais humana do que parece. É obrigação de todas as empresas buscar a excelência, mas é obrigação do cliente exigir o melhor, seja para ele ou para a empresa para quem ele trabalha.
 
É isso ai! Vamos pra cima!

Nada menos do que ser a Apple das consultorias nos interessa!

 

 

 

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