top of page

5 Dicas de Ergonomia na hora de arrumar as malas para viajar

Dezembro chegando, período em que muita gente aproveita as férias para viajar. Embarcando nessa atmosfera, o artigo da semana traz dicas de ergonomia para que você aproveite ao máximo sua viagem sem ter que fazer escala na farmácia.

Muito provável, eu disse provável, que as dicas a seguir façam com que as mulheres torçam o nariz, mas isso pode acontecer com os homens também.

Porém, acreditem a inspiração para escrever esse post partiu de um blog que acompanho há anos de uma garota chamada Bia Kunze.

A ideia é que você adapte as dicas à sua realidade e torne a organização o mais minimalista possível.

1. Arrumando as camisetas. Dê prioridade para camisetas que não amassem e sequem rápido. Camisetas esportivas dry-fit são as ideais, pois você pode lavá-las e elas secam em pouco mais de uma hora. As marcas mais conhecidas são: Adidas, Nike e New Balance. A grande vantagem, além de secarem rápido e permitir ser utilizadas novamente, é que ocupam pouco espaço e consequentemente pesam menos. Para uma melhor acomodação, é só fazer rolinhos.

2. Calças. Agora confesso que os homens terão vantagens, uma vez que com duas calças jeans, uma clara e outra escura, dá para passar um mês mudando apenas a parte de cima. Mas, a dica para as meninas é levar a calça mais pesada no corpo e combinar calças tipo tactel, esportivas, que a exemplo das camisetas dry, são mais leves e fáceis de organizar.

3. Peças-chaves. Procure levar peças coringa, que combinem todas entre si. O uso de peças pretas ou brancas ajuda a resolver essa combinação. Para dar um pouco de cor, escolha uma ou duas peças com a sua cor preferida. Buscando levar uma de cor mais clara e outra mais escura, como azul e vermelho, por exemplo. Dessa forma, tudo irá combinar entre si, e você não vai carregar excesso de bagagem nem irá perder tempo quebrando a cabeça para combinar seu look.

4. Calçados. Prefira sempre tênis. Por mais que os sapatos tenham evoluído, não chegam nem aos pés, se me permitem esse trocadilho, dos tênis.

Eu recomendo Asics e Mizuno. Essas marcas investem milhões em projetos voltados para corrida de alta perfomance. Há inúmeros modelos para todos os gostos e bolsos. E vale a pena investir nisso. Depois de horas de vai e vem, correria, esperas em aeroportos e tudo mais, seus pés irão agradecer por esse cuidado. Salto alto, nem pensar.

Se o uso do salto alto for indispensável, como em viagens de negócio, a dica é ter sempre em mãos Band-Aid Friction Block. Para saber mais sobre os cuidados com o uso do salto alto, leia nosso artigo: http://ergotriade.com.br/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-salto-alto/

5. Use a Tecnologia. Como não poderia deixar faltar, a tecnologia facilita muito as coisas na hora de organizar sua viagem. Esse item daria um post somente para ele. Aliás, daria um livro. Recentemente eu estava pesquisando sobre o assunto para organizar o roteiro da minha próxima viagem, e encontrei um e-book escrito pelo embaixador de viagens do Evernote no Brasil (pretendo escrever mais sobre o Evernote em breve e também tenho uma meta de me tornar um embaixador do Evernote no uso da Ergonomia hehehe). Para acessar o blog do Vladimir acesse aqui: http://vladcampos.com/

Eu acredito que a tecnologia não evolua tão rapidamente para ter que necessariamente substituir as coisas. Os e-readers (leitores de livros digitais), por exemplo, não irão substituir os livros impressos, assim como a TV não aposentou o rádio. A tecnologia serve como complemento, ajuda a criar uma sinergia entre diversos formatos. O uso do papel tem a ver com essa otimização e racionalização de recursos.

Foi difícil escolher as dicas envolvendo o uso da tecnologia, mas para esse post não virar um manual, vamos nos limitar basicamente a: Redução de volume/peso & Organização da informação.

O equipamento certo

Recentemente visitei duas grandes fábricas de computadores e constatei o que já estava previsto, o notebook irá se extinguir. Muitas linhas de montagem já estão sendo desativadas. Daqui uns 10 anos os tabletes irão substituir o uso dos laptops, assim como os laptops substituirão quase que por completo os PCs. Esse processo pode não ser tão radical, talvez haja um meio termo, como os tabletes híbridos, meio notebook, meio tablet, como esses modelos da HP e da Microsoft com Windows 8.

Quando estava para migrar do sistema operacional Windows para o iOS, entrei em uma dúvida cruel, já que o investimento não seria baixo. Minha dúvida estava entre comprar um Mac Book Pro ou um Mac Book Air.

O assunto é muito mais complexo, mas vou resumir: o primeiro é mais parrudo, indicado para uso profissional, em empresas, com mais potência de processamento e memória. O outro usa memória flash, utiliza o conceito de cloud (computação em nuvem) e é ABSURDAMENTE LEVE.

Na verdade, eu cheguei a conclusão que pelo meu perfil profissional e pessoal, eu precisaria dos dois (rsss). Pois trabalho parte no escritório e parte na rua, qualquer lugar acaba virando meu escritório: shopping, cafeteria, aeroporto. Mas como essa medida ficaria um pouco cara, acabei optando pelo Pro.

Se você viaja muito, com certeza sua escolha deve ser o Mac Air. Mas eu substituo perfeitamente o Air pelo meu iPad. Eu faço absolutamente tudo com ele. Em algumas horas eu monto uma apresentação de um Webseminário no Keynote ou escrevo um texto como esse no Pages, depois exporto o arquivo para o formato power point ou word.

Salve suas informações: ticket da viagem, confirmação de reserva do hotel, mapa com o roteiro da viagem, blogs, imagens, tudo no Evernote.

O Evernote é uma extensão da sua memória, não é a toa que o logo da empresa é um elefante. Basta acessar o site dos caras: http://evernote.com/intl/pt-br/ e abrir uma conta. A versão mais básica é totalmente free e permite armazenar até 60 MB. Você também pode pagar por uma assinatura anual, e por apenas R$ 90 por ano você tem acesso a vários outros recursos além de mais espaço.

O Evernote é incrível, é show de bola! Não é a toa que vem crescendo absurdamente no Brasil, já que lá fora ele domina faz tempo. Esse mês rolou uma conferência dos caras em São Francisco nos Estados Unidos. Foram anunciadas várias novidades como o lançamento de diversos produtos físicos.

O Evernote é um aplicativo que pode ser baixado no seu PC, Smartphone e Tablet. Além de manter tudo sincronizado, via nuvem, você: economiza espaço, evita perder aqueles papeizinhos e tem tudo a mão, muito rápido, a hora que precisar, já que o app possui um dispositivo de busca que reconhece até letra cursiva. Ou seja, tire uma foto da anotação feita em papel com o seu celular e mande para um dos cadernos que você pode criar dentro do Evernote, quando você der uma busca por uma palavra chave, a nota aparece na sua tela, simples assim.

Esperamos ter ajudado você a tomar melhores decisões na hora de organizar sua próxima viagem. Se não der para colocar 100% das dicas em prática, coloque 50%, 25%, tenho a certeza que irá fazer toda a diferença em seu passeio, sobrando tempo para o que realmente interessa.

Se você gostou desse artigo, se ele trouxe alguma informação bacana para seu dia a dia, ajude-nos a divulgá-lo. Você pode fazer isso de várias maneiras: Compartilhando esse artigo com um amigo, curtindo o post no facebook, deixando seus comentários no blog. Dessa forma você nos incentiva a continuar com nossa missão e ajuda outras pessoas a tomarem melhores decisões. Não custa nada e é rapidinho.

É isso ai! Para quem vai viajar: boa viagem! E para quem fica, vamos pra cima!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page