top of page

A ergonomia nos estudos: Como sobreviver a uma semana de provas!


Essa semana, perguntei a um amigo o porquê de ele estar tão estressado. Ele me disse que estava em semana de provas na faculdade e que não havia nada no mundo que o deixava mais tenso que isso. Disse que achava um absurdo a faculdade obrigar os professores a fazerem todas as provas em uma única semana. Para ele, diluir as provas em duas ou três semanas seria muito mais produtivo e confortável para os alunos.

Eu achei interessante e respondi que ergonomicamente falando ele estava certo, já que diminuir a frequência do “esforço” é uma forma de melhorar o trabalho, mas que em termos de produtividade, agora olhado o lado da faculdade, talvez o agrupamento das provas em uma só semana poderia estar relacionado aos fluxos internos, datas de fechamento, atendimento de exigências do MEC entre outras coisas que podem fugir do controle dos professores.

Então ele disse já meio desanimado, que o jeito seria aceitar a coisa toda, correr atrás do prejuízo e tentar sobreviver às provas… E, num tom de brincadeira, lançou um desafio, que nós da Ergotríade – que vemos ergonomia em tudo – escrevêssemos uma matéria falando como a ergonomia poderia fazer você sobreviver a uma semana de provas.

Pois bem, desafio aceito, aqui está:

A Ergonomia nos estudos: Como passar pela semana de provas com boas notas e com menos estresse.

Ergonomia é, por definição, a ciência e a arte de adaptar as coisas ao homem. Bem, neste caso não dá para adaptar as provas às exigências e necessidades dos alunos. Porém, a ergonomia é subdividida em três frentes: a ergonomia física que trabalha com as respostas do corpo humano em relação às cargas físicas e psicológicas; a segunda que é a ergonomia cognitiva, chamada por alguns teóricos de engenharia psicológica (já escrevemos sobre isso, lembra?), e que trata dos processos de aprendizagem, atenção, controle e interação de homem e sistemas. A última é a Ergonomia organizacional, ou macroergonomia, que trata da otimização dos sistemas sócio-técnicos, incluindo a estrutura das organizações, políticas, normas e fluxos de processo.

Eu não sei vocês, mas eu já vi um monte de coisas neste texto que pode ser perfeitamente aplicadas ao processo de preparação para uma semana intensa de provas. Acredito que misturando tudo isso e olhando para os estudos como um processo produtivo cujo resultado final esperado são boas notas, podemos facilmente usar a ergonomia para melhorar o fluxo, organizar o processo, otimizar resultados e ainda oferecer mais conforto e menos estresse ao trabalhador, ou melhor, ao estudante.

Como organizar seus estudos para uma semana de provas:

Pois bem, vamos pensar no pior cenário, pois conseguindo achar um caminho para este caso, podemos tirar de letra qualquer outro. Vamos assumir que você, estudante, deixou tudo para a última hora, não fez literalmente o dever de casa, já é sexta-feira e na próxima segunda começa uma bateria voraz de provas. Considerando que a maioria dos cursos de nível superior tem de 5 a 7 disciplinas por semestre, isso quer dizer que você terá, num cenário ruim, 7 provas em 5 dias. Putz, boa sorte pra você!

Estamos considerando que você ainda tem um final de semana para estudar, então é hora de partir para a ação, o mais rápido possível.

1) Reúna e organize o material de estudo.

Como “ainda” é sexta-feira, use o tempo para buscar com os colegas o que deve ser estudado para cada prova. Tire cópia da matéria que você não tem, baixe da intranet as apostilas que os professores geralmente disponibilizam, consiga resumos ou resenhas de estudos que os colegas mais organizados já preparam.

Legal. Se tudo correu bem, a sexta-feira acabou e você está com um monte de coisas para estudar. Mas agora, tudo está na sua frente, você não precisa mais perder tempo “indo buscar” o que precisa.

2) Organize sua agenda.

Depois de ter organizado o material de estudo, agora é a hora de organizar o tempo de estudo. Você vai precisar de, no mínimo, 4 horas no sábado e mais 4 horas no domingo, são 8 horas que podem fazer grande diferença.

Comece enumerando todas as provas que você tem pela frente. Divida tudo em 3 grupos: vermelho, amarelo e verde… Acho que você já entendeu o que é uma disciplina vermelha, não é? É isso ai, as vermelhas são aquelas mais críticas, mais difíceis ou que você precisa de mais nota. Vamos admitir que você tenha 7 provas e que 3 são vermelhas, duas são amarelas (dificuldade média) e outras duas são verdes, ou seja, são aquelas mais fáceis, que o professor geralmente facilita, deixa usar material de consulta ou executar a prova em dupla.

Priorize o sábado. As 4 horas de estudo do sábado devem ser usadas para garantir as matérias vermelhas, mesmo que as provas sejam na quinta ou sexta-feira. Você pode não ter tempo para estudar durante a semana e, vai que no domingo, aquela garota que você tá a fim há meses te convida para sair, você vai negar? Por isso, é importante resolver as críticas logo no início. E, é óbvio, complementar este estudo durante a semana.

Recapitulando: Reúna e organize o material de estudo; classifique as matérias; estude o que é crítico no sábado e o que é médio no domingo.

No domingo a noite reserve pelo menos uma hora para estudar a matéria da segunda-feira. Se for uma matéria vermelha, você vai repetir o que já estudou no sábado, se for uma verde, será o estudo mínimo necessário para encarar a prova. Agora, se a matéria da segunda for muito fácil, então use esse tempo para estudar as mais críticas um pouco mais.

3. Refaça exercícios ou monte um resumo.

Se a disciplina que você está estudando envolve cálculos, então refaça os exercícios dados várias vezes, mas procure diversificar, não siga a sequência numérica da lista, vá mesclando, pois normalmente as listas seguem uma organização, ou seja, é muito comum que os exercícios 1, 2, 3, 4 sejam muito parecidos, o 5 é igual ao 6 e ao 7 e assim por diante. Como seu tempo é curto, vá resolvendo a lista aleatoriamente, um do começo, um do meio e um do fim… Outra coisa que facilita muito é anotar o passo a passo para a resolução de problemas matemáticos, tal como: 1º Calcular a velocidade de projeto; 2º) Encontrar o Número de Reynolds usando a velocidade calculada no 1º passo; 3º) Usando Reynolds, recorrer a tabela 1 para encontrar o fator de atrito… E assim por diante. Memorizando o passo a passo fica mais fácil de não se perder na hora da prova.

Se a matéria for teórica, vá anotando pontos cruciais e montando um infográfico, puxando setas, balões de texto, figuras, grifando, usando cores. Esse resumo gráfico facilita muito o estudo pré-prova, se você ler a folha 2 minutos antes do professor entregar a folha, trará para a memória tudo o que você estudou dias antes.

A imagem que ilustra essa postagem é um exemplo de infográfico, nela está todo este texto, sintetizado em uma só folha.

4. Organize estudos durante a semana.

Um velho professor costumava brincar dizendo que era possível ler um livro por mês usando somente o tempo que se passa no banheiro. Ele usava isso para mostrar aos alunos que é possível achar tempo para os estudos, é só querer! Será?

Bem, vamos pensar na rotina de trabalho de uma pessoa comum. Acorda, toma café e corre para o trabalho, tem uma hora de almoço, sai as 17h30, pega o ônibus, ou passa em casa, come e toma um banho rápido ou vai direto para a faculdade, chega em casa por volta de 23h00 e começa tudo de novo… Ufa! Será que dá para estudar? Dá sim, vamos lá: se você vai e volta do trabalho de ônibus da empresa a coisa facilita, use o tempo de trajeto para reler o resumo, recapitular os pontos importantes. Nesta semana, use um tempo do seu intervalo de almoço para os estudos e tente ir direto do trabalho para a faculdade, o tempo economizado fará diferença no resultado final.

Existe uma técnica muito interessante que é anotar os pontos mais importantes da matéria em pequenos pedaços de papel, como se fossem cartões, colocar isso no bolso e, durante o dia, ir tirando um do bolso e lendo, isso deixa a coisa fresca na cabeça. Tente!

5. Concentre-se antes das provas.

Ao invés de chegar na faculdade e juntar-se ao grupinho de amigos ou ficar na sala barulhenta, refugie-se na biblioteca, fique no carro, na van, numa sala vazia, no banheiro ou em qualquer outro lugar onde haja silêncio e condições de você reler o material, refazer algum exercício mais crítico e concentrar-se na prova.

Alguns alunos usam protetores auriculares durante a prova, pois conseguem se concentrar melhor com menos ruído de fundo. Outros levam garrafinhas de água… Enfim, faça o que for preciso para que durante a prova você esteja concentrado naquilo que é importante.

6. Anote suas dúvidas durante os estudos e tire-as com os colegas que sabem mais que você.

Antes da prova, tente sanar suas últimas dúvidas, aquele ponto que ficou obscuro, procure não ir para a prova com dúvidas que possam comprometer o resultado final.

7. A importância de descansar entre uma prova e outra.

Como estamos numa semana de provas, assim que você entregar uma, já começa a preparação para a outra. No entanto, procure encaixar um tempo de descanso, de relaxamento. O ideal é não estudar no pós-prova, tipo sair da sala, descer para a biblioteca e começar a estudar para o dia seguinte, a não ser que a prova tenha sido mais leve, mais tranquila. Agora, se a prova foi daquelas que fazem sair sangue do nariz, é melhor ir para a casa e descansar, estudar logo na sequência pode não trazer nenhum resultado bom.

Nossa, você deve estar pensando: “essa é a receita para não se estressar?”… É, concordo que a rotina durante uma semana de provas é estressante, mas você tem que concordar que organizando um pouco os estudos, a coisa fica “menos ruim”. Pois aquele sentimento de estar perdido, com mil coisas para estudar e não sabendo nem por onde começar deixa de existir, ficando apenas a sensação real de que existe muito trabalho a ser feito.

A sensação de estar no controle diminui muito o estresse.

Isso ai, boa prova… Nota 10!!! Nada menos que isso interessa!!!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page