top of page

A ergonomia e a mudança de hábito: Que tal tentar?

O assunto de hoje diz respeito a mudança de hábito. Hábitos, sim, nossos hábitos dizem tudo a respeito de quem somos.

A equação é simples: Hábitos bons, resultados positivos. Hábitos ruins, resultados prejudiciais.

Hábito é igual a “tendência ou comportamento, geralmente inconsciente, que resulta da repetição frequente de certos atos; rotina; automatismo.”

A Pirâmide da Atividade Física que ilustra esse post originalmente foi proposta pelo Departamento de Saúde Americano (US Department of Health and Human Services). Costumo utilizar um modelo adaptado em minhas palestras de Ergonomia.

Seja em casa ou no trabalho, tornar o inconsciente em consciente, e adotar mudanças de hábitos irá contribuir para seu equilíbrio físico e mental. Vale a pena tentar. Leia o texto, imprima a figura da pirâmide e cole no teto do seu quarto, na porta do seu guarda roupa… Assim você não esquece dela.

Vejamos quais ações recomendamos que você adote:

7 dias por semana: Ou seja, todos os dias. Fazer alongamentos.

O corpo humano é uma máquina, tem a base de seu funcionamento com interações: químicas, físicas e elétricas. Realiza movimentos, produz trabalho e consequentemente gera calor e resíduos.

Fazer alongamentos contribui para o alinhamento das estruturas miosina e actina, que são filamentos das células musculares que funcionam como um pistão na contração muscular. Quando alongamos, organizamos essa estrutura, além de aquecer e preparar o corpo para o funcionamento. Seja antes de uma atividade física, do trabalho ou mesmo após levantarmos, essa prática é fundamental.

Tente alongar os músculos do pescoço e cabeça e vá descendo, passando para os braços, tronco e pernas. De 20 a 30 segundos é o suficiente. Se necessário, conte com a orientação de um profissional, um educar físico, fisioterapeuta, médico. Conheça seu corpo e respeite seus limites!

6 dias por semana: Cuide da alimentação. Siga regras básicas da boa alimentação, como o consumo de verduras, legumes, frutas; equilibrar carboidratos com proteínas e fibras.

Como regra geral faça um prato colorido e consuma bastante líquido. Você já agendou uma visita com um nutricionista? Fale com o profissional que trabalha na sua empresa, ou um professor do curso de nutrição de onde você estuda ou marque e vá a um profissional.

5 dias por semana: Ter uma boa noite de sono. É durante o sono que recuperamos nosso corpo, as células são renovadas, o metabolismo é alterado. Uma boa noite de sono é fundamental para um dia produtivo. Cada indivíduo tem um ritmo e necessidades diferentes, uns dormem mais tarde, funcionam melhor no período da tarde, são chamados de vespertinos. Como eu, por exemplo. Outros já acordam com a “corda toda” e rendem melhor pela manhã, são os matutinos.

Todos temos um relógio biológico ditado pelo ciclo circardiano que do latim significa ciclo de 24 horas. Esse ciclo sofre influencia da luz. É ele quem dita o funcionamento do nosso organismo, inclusive com alterações hormonais. Quem trabalha em turnos, por exemplo, pode ter seus resultados influenciados pelo ritmo e funcionamento do corpo, de acordo com sua característica própria. E você? É vespertino ou matutino? Seja qual for suas características, respeitar uma boa noite ou dia de sono é fundamental. Se você trabalha e estuda, tem uma rotina puxada, compense nos finais de semana ou nos dias de folga, essas compensações ajudam na recuperação do sono perdido.

4 dias por semana: Ser ativo nos dias de hoje não é comum, fazemos mil coisas, porém sempre cercados por facilidades. É comum ir ao shopping e ver aquela multidão esperando para pegar a escada rolante enquanto a escada ao lado está vazia. Subir pelo elevador para ir ao 1º andar.

Tirar o carro da garagem para ir até a padaria na esquina de casa. Esses são momentos simples, é a oportunidade para sermos mais ativos, caminhar, subir escadas, fazer uma atividade.

3 dias por semana: Pratique atividades aeróbicas. Nadar, pedalar, correr, são atividades físicas aeróbicas que trabalham nosso sistema cardiopulmonar (coração e pulmão). Se você caminhar 3 vezes por semana, já não irá mais fazer parte do grupo de pessoas consideradas sedentárias. Faça sua avaliação com um cardiologista, e comece a praticar.

2 dias por semana: Faça força. Após os 25 anos nosso metabolismo não é mais o mesmo, a conta passa a ficar mais injusta. É fundamental exercícios que fortaleçam e mantenham a massa muscular. Além da ação da descarga de peso na fixação do cálcio nos ossos, prevenindo a osteoporose. O ideal seria fazer musculação, mas nem todos gostam de puxar ferro, então a alternativa são exercícios livres como flexão de braço, abdominal, agachamentos etc. Um educador físico é o profissional mais habilitado para lhe auxiliar.

1 dia por semana: Dedique-se a você. Cumprimos com vários papéis em nossa vida. Papel de filho, pai, mãe, subordinado, chefe, aluno, professor, e em todos eles somos cobrados para darmos nosso 100%, mas e para nós, o que fazemos? Se você não estiver bem com você mesmo, não estará bem com aqueles que lhe cercam. Tire um dia pra você. Se for muito, tire uma hora, mas esse momento tem que ser seu, só seu. Faça aquilo que lhe dá prazer, jogar vídeo game, assistir TV, ler, dormir até tarde, ler nosso blog (rs).

Às vezes não fazer nada pode ser super prazeroso e contribuir para o ócio produtivo.

Bom! Esse post não tem a pretensão de servir como um texto de auto ajuda, ou uma receita de bolo, mas fica como uma forma de reflexão para que você monte sua própria pirâmide e aos poucos mude seus hábitos, tornando-se uma pessoa melhor para os outros e para você mesmo.

Se você curtiu essa matéria, deixe seus comentários abaixo. Se não gostou meta o pau.

Participe, se engaje, passe para frente, compartilhe, é para pessoas como você que mantemos esse hábito de escrever.

Vamos que vamos. Abraço e sucesso!!!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page