top of page

​ ​A Ergonomia e a Involução: Para onde estamos indo?

Segundo o naturalista britânico Darwin e sua teoria da evolução, o homem teria evoluído de um ancestral comum. Popularmente dito como sendo o macaco.

Do século XVIII para os dias de hoje muita água passou por debaixo da ponte e as coisas mudaram, evoluíram de forma incrível.

Do mimeógrafo, aquela “impressora” que rodava a base de álcool, para as multifuncionais; do Kichute para a Nike; percebemos uma diferença brutal na tecnologia aplicada. Sem falar dos gadgets, smartphones, tablets.

Então por que pensar que o trabalho, as necessidades humanas, os profissionais de 200 anos atrás ainda são os mesmos?

Se as pessoas que tomam decisões dentro das empresas não reverem os conceitos, pode ser que haja uma involução dos trabalhadores, tornando-os tão primatas quanto seus supostos ancestrais.

O que vemos na prática são ações e discursos que nos fazem acreditar que estamos a caminho disso, é só uma questão de tempo.

O trabalho não é adaptado às condições psicofisiológicas das pessoas. Traduzindo: na maioria dos casos, trabalhar não é agradável nem para a mente nem para o corpo.

Muitos caras com quem converso não gostam do seu ambiente de trabalho. Não existe uma preocupação em tornar o ambiente dos escritórios ou fábricas mais agradáveis. Mas, deveria haver. Afinal, passamos a maior parte do dia trabalhando.

Quem já não ouviu falar do ambiente surreal da Microsoft ou do Google? Escritórios onde é possível jogar vídeo game para descomprimir, liberar o estresse. Você pode ir trabalhar de bermuda, ir de bike, levar seu cachorro.

Dá uma olhada nas fotos do escritório da Google…

Aqui no Brasil existem empresas que estão fora da curva, onde é possível levar seu filho junto com você ao trabalho e deixá-lo em uma creche, uma das empresas em que eu presto serviço, mantém um sistema de som ambiente dentro da área produtiva, tornando bem mais agradável o ambiente.

Trabalho não deveria ser sinônimo de tortura, um fardo. Quando trabalhamos em um ambiente que oferece condições de conforto e segurança, somos mais produtivos, criativos e temos menos problemas de saúde, seja mental ou física. Investir na saúde e segurança dentro e fora das empresas é uma questão de evolução e sabedoria.

E você? Como as coisas estão ai na sua empresa?

Comenta ai, conta para a gente as suas experiência.

Abraço e bom trabalho!!!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page