top of page

AHFE - Applied Human Factors and Ergonomics


Na semana dos dias 21 a 25 de Julho de 2018, aconteceu em Orlando nos EUA, a nona edição da AHFE - Applied Human Factors and Ergonomics, uma conferência internacional sobre várias áreas da ergonomia: ergonomia de concepção, de produto, experiência do usuário, ergonomia cognitiva, macroergonomia, ergonomia industrial.

Do ponto de vista de um dos chairs, americano, que participava em uma das sessões que participei, e de um professor da Unicamp, os quais ouvi a opinião, o evento tem um viés mais mercadológico e prático do que acadêmico, o que não tira os méritos ou o torna menos importante, pelo contrário, pode ser uma excelente oportunidade em termos de atualização do que se anda praticando em termos de ergonomia pelo mundo. Em termos científicos, o que pude observar foram excelentes trabalhos e trabalhos "OK!".

Na minha opinião, o ponto alto do congresso além do networking é o benchmarking com ergonomistas do mundo todo: Turquia, Austrália, EUA, Inglaterra, Portugal, Espanha, Índia, China, Japão, Bolívia, Dubai, essas foram só algumas origens de países de pessoas com quem tive oportunidade de conversar durante as sessões que aconteciam simultaneamente e durante os intervalos.

Em outra oportunidade quero compartilhar um pouco mais do que vi nas apresentações das sessões que participei, dentro da minha área de interesse é claro, que é a ergonomia industrial ou macroergonomia, foco em Análises e Estudos Ergonômicos e Gestão de Ergonomia.

No dia 24/07, apresentei o artigo que havia submetido: Approach of a risk weighting method of ergonomic tools based on the combination of the concepts of FMEA, risk matrix and company specifications. Além da apresentação o paper foi publicado na editora Springer.

O artigo teve origem e inspiração em um método utilizado e que vem sendo aperfeiçoado nos últimos 10 anos na Ergotríade, o qual demos o nome de PONDERISK®, por se tratar de um método de ponderação do risco ergonômico a partir do resultado de ferramentas ergonômicas. Também irei falar mais sobre o PONDERISK em outros posts.

Por hora quero agradecer a todos que participaram direta ou indiretamente desse projeto: clientes, alunos, parceiros, professores e a todo o time incrível da Ergotríade: Rodrigo, Leandro, Renata, Eliete, Tiago e Alexandre.

Vamos continuar trabalhando para dar nossa contribuição para o avanço da ergonomia no Brasil e por que não no mundo.

Um grande abraço e Go ahead together!

Omar Ferreira

Sócio fundador e Diretor Técnico na Ergotríade

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page