top of page

A Engenharia da Ergonomia - Parte 1

Como a tecnologia veem integrando cada vez mais a ergonomia e a engenharia de processos.

Bom dia, Boa tarde, Boa noite!

Uma grande tendência que vem sendo cada vez mais comentada e utilizada na área da engenharia de produção ou engenharia industrial são os Mockups, desde o uso de papelão até simulações 3P em softwares, VR - do inglês - realidade aumentada, impressoras 3D.

Com o "marketing" dos conceitos do LEAN, empresas, sobretudo de manufatura tem aderido a estas metodologias quando precisam implantar um novo projeto ou mudar um arranjo físico existente.

Apesar de parecer um assunto novo, para muita gente, o conceito é muito antigo. Taylor já utilizava a mesma idéia quando buscava o “the best way” em seus estudos na busca do processo e homem “ideal”. O casal francês, Gilbreth, entre o século XVIII e XIX, quando desenvolviam as tabelas padrões de Métodos, Tempos e Movimentos (MTM).

Imagem filme fome de poder

Recentemente, fui ao cinema assistir Fome de Poder, versão brasileira, que aliás ficou muito mais bacana do que o nome original “The Founder”, título do longa que conta a história do MC Donald's. ATENÇÃO! Alerta de Spoilers!

Em uma das cenas iniciais é mostrado um Mockup improvisado com marcação de giz em um asfalto, onde os fundadores ensaiavam o posicionamento da cozinha inicial do fast food mais famosa do mundo, até alcançar o tempo desejado, na montagem do Big Mac.

O fato é que essa realidade, assim como os smartphones e seus apps e as startups disruptivas, vieram para ficar, e lutar contra, só vai fazer você ficar obsoleto e morrer em poucos anos.

Como não poderia ser diferente, a Ergonomia está inserida diretamente neste processo, nesta maneira de pensar e trabalhar os estudos dentro das fábricas. Como acontece nas unidades da automotiva Ford, no mundo, incluindo o Brasil. Para ler mais sobre a matéria que fala sobre o uso de novas tecnologias nos estudos envolvendo novos projetos de engenharia de processo, vai nos links abaixo.

Imagem da simulação de uma linha de produção da Ford (clique na imagem para assistir).

Para ler a matéria completa, vai aqui >> https://goo.gl/t5g7Mi

Se você trabalha direta ou indiretamente, oferecendo ou contratando serviços de ergonomia, você precisa estar antenado e alinhado com os conceitos, as metodologias e ferramentas da engenharia de processos, o que eu chamo de Engenharia da Ergonomia.

Ergonomia não é e nunca foi só sobre demandas biomecânicas. Olhar “somente” para as questões da Organização do Trabalho, não é mais suficiente. É preciso integrar dentro de um programa, a Engenharia de Processos com as demais áreas de atuação e conhecimento da ergonomia. Quando isso é feito o resultado é poderoso.

Se você acha que trabalhar com ergonomia é se limitar a análises ergonômicas (fazer laudos) que se limitam a análise de movimentos, você será facilmente substituído por um aplicativo.

Para assistir o vídeo onde eu falo sobre esse assunto CLIQUE AQUI!

Este artigo foi escrito por: Omar Alexandre Ferreira, fundador da Ergotríade e professor da Ergotríade School, tem formação como Fisioterapeuta do Trabalho e Engenharia de Produção.

® Ergotríade, 2017: Este texto pode ser reproduzido para fins educativos, desde que citada a fonte.

A Ergotríade School é a plataforma de cursos on-line da Ergotríade. Acesso imediato à dezenas de aulas já gravadas, e um assunto novo todos os meses, que vão lhe ajudar a encontrar as respostas para as perguntas que você precisa responder hoje!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page