top of page

AS 5 ÁREAS DE ATUAÇÃO DA ERGONOMIA.


Para saber mais sobre este assunto, assista o vídeo

Bom dia, Boa tarde, Boa noite!

De 10 pessoas para as quais eu pergunto o que é ergonomia, oito seguramente me respondem que ergonomia tem a ver com trabalho frente ao computador, postura, levantamento de peso... Porém, ergonomia é muito mais do que isso. Como costumo falar: Ergonomia é tudo, tudo é ergonomia! Ao limitar o conhecimento da ergonomia somente às demandas "braçais", ligadas a esforços físicos, você deixa de enxergar um horizonte de oportunidades para se trabalhar com essa ciência. No artigo de hoje eu falo sobre as cinco grandes áreas da ergonomia. Confere o texto e o vídeo referente a esse assunto e depois deixe seus comentários. Desde sua origem, a Ergonomia se faz presente em diferentes campos de atuação, sendo estudada por especialistas de diferentes formações, dentro de uma natureza multi e interdisciplinar. Conhecer e entender como a ergonomia pode contribuir para a área onde seu negócio está inserido faz toda a diferença.

As grandes áreas onde a Ergonomia pode ser aplicada são:

1. Indústrias. 2. Agricultura. 3. Construção Civil. 4. Setor de Serviços. 5. Atividades diárias.

Toda empresa tem um risco preponderante, desde uma indústria de metalurgia até uma industria química. Para um ramo de negócio a preocupação são os riscos de acidentes com máquinas, para outro o risco envolve contaminação por produtos químicos. Saber identificar e classificar estes diferentes riscos faz com que as ações, seja para eliminar ou mitigá-los, sejam mais eficazes.

Como foi dito na introdução deste artigo, a ergonomia está presente em tudo, seja qual for o ramo de atividade da empresa. Em algumas atividades em especial, o risco ergonômico é o preponderante.

Se você quiser ter acesso às aulas citadas no vídeo, basta clicar no link da Ergotríade School, no final desta página, lá você irá ter acesso à todas as informações sobre a assinatura mensal ou anual.

Um grande abraço e Go ahead together! ____________________________________________________________________________________________ Este artigo foi escrito e gravado por: Omar Alexandre Ferreira, fundador da Ergotríade e professor da Ergotríade School.

® Ergotríade, 2017: Este texto pode ser reproduzido para fins educativos, desde que citada a fonte.

Cursos de Ergonomia

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page